Análise das demandas docentes e estratégias no atendimento de discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir do currículo integrado na EPT no IFPI, Campus Teresina Central

Tipo de produção
Dissertação de Mestrado

Autor(a): Lima, Isabel dos Santos 

Orientador(a): Profa. Dra. Jalva Lilia Rabelo de Sousa. 

Ano: 2024 

Produto Educacional: Manual de Acolhimento para Inclusão e Permanência de Discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Acesso: http://bia.ifpi.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/3290

 

Resumo: 

A necessidade de incluir pessoas com deficiência, enquadradas no contexto de educação especial, vem sendo demandada em várias perspectivas contemporâneas da vida pública. Tantos elementos oriundos de bases legais quanto as mudanças de posturas cotidianas pautadas na acessibilidade e no acolhimento desses indivíduos, vêm se fortalecendo. Nesse sentido, os espaços educacionais têm buscado contemplar os distintos tipos de deficiência, e entre eles, o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante disso, no âmbito de cada Instituto Federal é instituído um Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) responsável pela promoção da acessibilidade e inclusão dos alunos com deficiência. O objetivo geral deste trabalho, foi analisar as demandas docentes e estratégias de acessibilidade curricular para a inclusão e permanência de discentes com Transtorno do Espectro Autista do IFPI do Campus Teresina Central. Neste trabalho, foi adotada uma metodologia com abordagem qualitativa e, quanto aos objetivos se enquadra como descritiva com enfoque voltado para o estudo de caso, cuja coleta de dados pautou-se na entrevista semiestruturada tendo como público a comunidade de docentes do Eixo Tecnológico de Controle e Processos Industriais contidos nos cursos técnicos integrados em eletrotécnica, técnico integrado em eletrônica e técnico integrado em mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), do Campus Teresina Central. Nessa perspectiva, utilizou se a análise de conteúdo como técnica de análise e discussão dos dados coletados. Constatou-se que existem dificuldades comuns entre os 31 docentes investigados quanto às formas de acolhimento e estratégias de acessibilidade curricular adequadas para discentes com Transtorno do Espectro Autista. Estas dificuldades incluem alegações de falta de conhecimento das ações do NAPNE e ausência de didáticas diferenciadas para discentes com TEA. O Produto Educacional gerado foi um “Manual de Acolhimento para Inclusão e Permanência de Discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)” cujo enfoque foi o processo de inclusão e permanência desses discentes no IFPI, refletindo e inserindo demandas explanadas pelos docentes investigados.